Um sono bom é aquele que você tem condições confortáveis para se deitar, como um bom travesseiro , um colchão confortável ou até mesmo o ambiente em que reside! Confira cinco ótimas dicas para ajudar você a dormir melhor.

 

1 – Ter um horário regular de sono.

Todas as dicas de sono que você poderia ouvir, a mais importante é  manter uma agenda de sono, ou seja, ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias, pois seu corpo se acostuma com o horário e acaba sincronizando seu relógio biológico, assim suas funções corporais tende a ser mais suaves, incluindo seu sono! É provável que você agora esteja pensando em seus próprios problemas para dormir, leia as outras dicas a seguir e consiga de vez dormir melhor.

 

2 – Deixe o ambiente confortável

Uma das coisas principais para ter um bom sono é um ambiente confortável, apague todas as luzes e deixe o ambiente com menos barulho possível. Aromas podem ajudar a relaxar, como camomila ou lavanda. Coloque roupas que você se sinta mais confortável, que não vão te incomodar durante a noite. Deixe o celular de lado pois a iluminação emitida por ele pode atrapalhar na produção da melatonina, o hormônio do sono. Se desconecte de tudo.

 

3 – Preste atenção à sua alimentação

Ter a última refeição do dia é muito importante para que você consiga acordar com disposição, sem ficar com sono ao longo do dia, mas é necessário adequar a qualidade e a quantidade da comida no seu jantar, pois uma alimentação muito pesada faz com que você possa demorar mais para dormir, também o seu corpo faz a digestão do alimento na hora do sono, então o recomendado é um jantar mais leve para que possa dormir melhor. Evite café no período da noite, pois é um estimulante. Então, opte por um leite morno ou um chá de camomila para que eles te ajudem a dormir mais rápido.

 

4 – Qualidade do colchão e dos travesseiros.

Eles também são muito importantes para garantir uma boa noite de sono, um travesseiro ou um colchão muito velho e mole pode sim, prejudicar o seu sono a longo prazo. Vale mesmo a pena investir um pouco mais nesses itens? Claro que sim, em média a vida útil de um colchão é de 5 anos.

Os travesseiros com uma qualidade boa também fazem parte do processo, você pode utilizá-los de qualquer maneira, mas considere estilo e posição desde que esteja confortável para você. Objetos que podem cair da cama no meio da noite, como controles e celulares, atrapalham na hora do seu sono, retirá-los seria uma boa ideia.

 

5 – Tire um tempo para relaxar antes de dormir

Dê a si mesmo um tempo para relaxar antes de tentar dormir, escolha a sua melhor maneira para tirar o estresse do dia a dia, por exemplo, ler um bom livro, ouvir uma música relaxante ou tomar um banho quente antes de se deitar. Mas não limite-se a só isso , você pode tirar algum tempo do seu dia para relaxar um pouco, isso pode ajudá-lo a ter mais tranquilidade no trabalho e conseguir fazer melhor suas tarefas diárias para que no final do dia você consiga dormir bem, sem pensar nos problemas do dia seguinte.  

 

Conclusão

Se você está tendo problemas para dormir, seguir estes passos para um sono saudável pode ajudá-lo a se sentir mais bem descansado, com um humor melhor e melhorar sua saúde em geral. Além dessas dicas, existem tratamentos capazes de auxiliar a dormir melhor, consulte o seu especialista.